O cerificado A1 é um dos modelos mais conhecidos e utilizados na atualidade, ele é instalado direto no computador, armazenado em repositórios de um sistema operacional, como o Windows e celular, e tem validade de 1 ano.
Por não utilizarem nenhum hardware de armazenamento, podem dar a impressão de não serem seguros como o modelo A3 (que vem instalado em mídia, smartcards ou tokens), isso não é verdade. Os certificados modelo A1 são tão seguros quanto o A3. Entretanto, o usuário deve saber como mantê-lo protegido e evitar que seja corrompido ou utilizado para fins escusos.
Em primeiro lugar, manter um antivírus e outros sistemas de segurança atualizados é de suma importância. Isso ajuda a dar maior segurança ao seu certificado digital A1, evitando dores de cabeça.
Além desse fator, há outros que podem ajudá-lo a mantê-lo seguro. Vamos conhecê-los!
Utilize uma senha forte
Na hora da valiadaçao do seu certificado você deve criar uma senha de instalação. Para que seja realmente segura, ela deve ter pelo menos 8 dígitos. Além disso, é interessante misturar letras maiúsculas e minúsculas e números. Essas características trazem maior segurança ao seu certificado.
Configure a solicitação de uma senha de utilização
A senha que você criou na hora da validação é para instalar o certificado em seu dispositivo. Portanto, para aumentar a segurança, crie uma senha a ser requisitada toda vez que for utilizar o certificado. Assim você terá maior segurança em caso de ataque de algum hacker.
Para fazer isso, você deve clicar na opção “Habilitar proteção de chaves privadas fortes”. Em seguida, defina o nível de segurança como alto, você deverá criar a senha que permitirá usar o certificado.
Instale o certificado como não exportável
Quando seleciona essa opção, você não permite que o certificado seja extraído do computador. Caso deseje utilizar o certificado em mais de um dispositivo, você também deve colocá-lo nessas máquinas como não exportável. Ademais, faça um backup do certificado antes de iniciar esse processo. Assim como qualquer outro certificado, essa cópia deve estar protegida e com uma senha forte caso precise reinstalar.
Não compartilhe seu certificado e senhas com terceiros
É muito importante que você mantenha seu certificado no seu computador e apenas compartilhe se necessário e com pessoas de confiança!
Com essas dicas, temos certeza de que você utilizará o seu certificado digital A1 de forma mais segura. Assim, você evita aborrecimentos e mantém seus dados pessoais longe do ataque de hackers.
